10 de mar. de 2011

Tokusatus - Que Bixo é Esse?

Volta e meia Falo com um amigo que estou assistindo um novo Tokusatsu , e me deparo sempre com um Hã? que bixo é esse?
Então resolvi dar uma explicada. Let Go.

Tokusatsu (em japonês: 特撮, Tokusatsu?) é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" (em japonês: 特殊撮影, "tokushu satsuei"?), traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.


fonte do Ctrl V (Wikipedia.org)

Acho que esse pequeno Resumo da Wiki já pode nos ajudar né? Se você não entendeu , acho que o melhor é eu explicar os diferentes tipos de Tokusatsus que existem.



~Super Sentais~


goukaiger Cast final_ (4)São composto de um grupo de amigos de roupas coloridas (não , não estou falando de restart ok ? que lutam para defender a terra. Normalmente eles lutam com alguma raça alienigena e são jovens com personalidades diferentes. Possuem em sua maioria um Mecha
(Robô Gigante) que usam para abater o vilão quando ele fica maior.
Ex: Changeman , PowerRanger , Google Five , Flashman entre outros.

~Kamen Riders ~kamen_rider_black_by_sipasipapi-d2zz0iy

Riders são guerreiros que como o proprio nome já diz  , utilizam de uma moto para as batalhas ou apenas para chegar ao local da batalha. Os Riders são jovens que se transforman em herois , vestindo uma armadura que pode ser baseada ou não em animais . Para sua transformação eles utilizam um cinto chamado de Drive , alguma utilizam pendrives, Cards , medalhas ou outros meios de ativar os Drives.
Ex: Kamen Rider Black , Kamen Rider Amazon , Rider Decade e Rider Ozu.

~Metal Heroes~

32581744_2
Acho que esse é o genero mais dificil de explicar.os Metal Heroes são jovens semelhantes aos Riders , mas as series em si não tem nenhum aspecto em comun, a não ser o fato do Heroi se transformar e utilizar de uma armadura para suas missões e em alguns casos Mechas.
Ex:Jiraya , Jaspion, Spilvan , Metalder

~Ultraman~
miliEsse eu acho que é o que eu menos acompanhei na minha infancia. Só me lembro da série UltramanTiga.As séries contam sobre uma familia guerreira da Nebulosa M-78que viajam até a terra para impedir que monstros invadam nosso planeta. Normalmente os Ultras utilizam um ser humano como hospedeiro e quando este se transforma , fica gigante , para enfrentar de igual para igual os monstros.
Ex: Ultraman Zero , Ultraman Tiga , Ultraman Seven
~Henshin Heroes~


092_066cybercops
São herois que trabalham em grupo ou idependente , podemos dizer que são uma mistura de cada genero acima. Por Exemplo a série Cybercops que tem caracteristicas tanto de Sentais quanto de Metal Heroes.As series Henshin não possuem uma franquia ou seja , tem uma história unica e fechada, semelhante a alguns MetalHeroes.
Ex:Cybercops , Machineman , Patrine , National Kid e Lion Man.



Poucos sabem , mas algumas franquias de Tokusatsus são continuadas até hoje como por exemplo: Kamen Rider , Ultraman  e  Rangers

Um comentário:

Vini × disse...

Muito bom o post! Sem duvida todos nós conhecemos Tokusatsus mas nem sempre por esse nome XD